Pais surdos acompanham o parto da filha com ajuda de intérprete

Em Catanduva um momento muito especial aconteceu para dois pais que são deficientes auditivos. Com a ajuda de uma intérprete de Libras, os pais Claudinei Souza Melo e Alani Cistina Alves Melo, puderam acompanhar o nascimento da filha e todas as etapas do parto, inclusive o momento do primeiro choro da criança.

O casal conta que o fato de serem surdos os preocupava em relação à maternidade. Eles moram em Catanduva, no interior de São Paulo, e namoraram por quase três anos antes de decidirem ter o primeiro filho. O parto foi realizado no dia 8 de maio, e os pais puderam vivenciar o acontecimento da forma mais completa e emocional possível graças ao auxílio da intérprete de Libras, Nani Oliveira.

Alani conta que a presença da intérprete foi de grande ajuda e que a acalmou bastante. “Quando a criança estava perto de nascer, ela foi traduzindo o que estava acontecendo”, diz.

Claudinei e Alani agora já estão criando um jeito particular de se comunicar com a recém-nascida, batizada de Elaine. Em breve, eles saberão se a pequena nasceu com alguma limitação ou deficiência auditiva, mas ainda é cedo dizer.