Conheça Katie Bouman, a engenheira por trás da foto do Buraco Negro

Na última quarta-feira (10), o projeto EHT (Event Horizon Telescope), a Fundação Nacional de Ciências (NSF) e o European Southern Observatory (ESO) publicaram a primeira foto real de um buraco negro. Mas um detalhe muito importante sobre esse evento e que não pode ser esquecido, é que uma mulher foi responsável por esse feito científico.

Katie Bouman é uma Ph.D do MIT e foi responsável por criar o algoritmo capaz de contabilizar todo o volume de dados obtidos pelos telescópios e formar a imagem que foi apresentada. O algoritmo é chamado de CHIRP e foi capaz de combinar todas as imagens obtidas pelos oito telescópios ao redor do mundo (que, unidos, formam um telescópio virtual do tamanho da Terra) para a confecção do produto final. Ao todo, foram coletados 8 petabytes de dados, os quais foram organizados usando o sistema criado pela engenheira que, na época em que começou a trabalhar com o projeto, era apenas uma estudante de graduação do MIT.

Atualmente, Bouman é pós-doutoranda no Event Horizon Telescope, mas entrou no projeto há três anos, quando o MIT havia anunciado a iniciativa. Ela é PhD em Engenharia Elétrica e Ciência da Computação no Instituto, se formando no mesmo curso em 2013. Atualmente ela é professora assistente no Caltech dentro do departamento de ciência da computação do MIT.

 

Fonte: https://veja.abril.com.br/ciencia/katie-bouman-a-cientista-de-29-anos-que-liderou-projeto-do-buraco-negro/