Bailarino supera o vício em drogas e funda projeto social

Rafael Vicente de Paula Silva (37), é bailarino formado em dança pela escola rioclarense Cadência Ballet e a paulistana Especial Academia de Ballet e fundador do Espaço Grupo de Paula e Projeto Social para formar bailarinos em Rio Claro (SP), que ensina tanto pessoas que querem apenas aprender a dançar quanto as que querem seguir carreira no balé.

Aos 11 anos ganhou uma bolsa de estudos na Cadência Ballet, por ser o único menino a se matricular, superando todos os problemas financeiros argumentados pelos pais para não realizar sua matrícula.

Aos 17, se mudou para São Paulo trabalhando como coreógrafo e bailarino numa renomada instituição, o que abriu muitas portas profissionais. Aos 19, durante uma festa, acabou passando mal e um amigo disse que lhe daria uma solução para mal-estar. Essa foi a porta para o vício em drogas.

Apesar de todos os problemas enfrentados, as pessoas que conviviam com Rafael nunca o deixaram esquecer da sua paixão pela dança. O bailarino procurou o vereador Geraldo Voluntário e a secretária municipal da Cultura, Daniela Martinez Figueiredo Ferraz, para fundar um projeto e foi assim que surgiu a Sociedade Philarmônica Rioclarense, que atualmente oferece aulas de balé clássico, jazz, contemporâneo e play dance.

 

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2019/04/03/bailarino-de-rio-claro-supera-as-drogas-e-funda-projeto-social-para-ensinar-danca-minha-paixao.ghtml